sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

AS PRINCIPAIS CRENÇAS RELIGIOSAS NA RÚSSIA

Valdemir Mota de Menezes

http://portuguese.ruvr.ru/2010/03/16/5327748/

Em conformidade com a Constituição da Rússia, a Igreja é separada do Estado. Todas

Em conformidade com a Constituição da Rússia, a Igreja é separada do Estado. Todas as confissões religiosas que operam no território nacional da Rússia são iguais perante a lei, garantindo-se a cada indivíduo a liberdade de professar ou não qualquer crença ou religião. Desconhece-se o número exacto de crentes na Rússia, pois nem todos desejam responder às perguntas sobre a sua religião ou crença.
As principais religiões da Rússia são o cristianismo, o islamismo, o budismo e o judaísmo.
No cristianismo destacam-se a Igreja Ortodoxa, a maior igreja cristã da Rússia, a Igreja Católica Romana e a Igreja Protestante. Segundo alguns dados, os católicos na Rússia são cerca de 600 mil e os protestantes, cerca de 100 mil. Na sua maioria, eles são de origem estoniana, lituana, finlandesa e alemã e vivem nas regiões oeste e noroeste da Rússia. A Igreja Ortodoxa Russa é a maior instituição religiosa da Rússia. O cristianismo ortodoxo foi adoptado como religião oficial do Estado Russo de Kiev em 988. Passados vários séculos, o cristianismo ortodoxo estendeu-se às regiões dos montes Urais, Sibéria, Extremo Oriente e outras.
O Chefe da Igreja Ortodoxa Russa é o Patriarca, a sua residência fica em Moscovo. A Rússia tem cerca de 700 mosteiros e 30 mil igrejas. Cerca de 80 milhões de pessoas, maioritariamente de origem russa, mordvá, udmurta, komi, karela, tchuváchia, mari e yakuta, identificam-se como fieis da Igreja Ortodoxa Russa.
A segunda maior religião da Rússia em seguida ao cristianismo ortodoxo é o islamismo. Os seguidores do islão apareceram nas terras russas nos séculos VII e VIII d.C. e fixaram-se principalmente nas regiões sul e leste da Rússia. Actualmente, o islamismo é a religião oficial do Tartarstão, Bachquíria, Inguchétia, Tchetchénia e Daguestão, repúblicas federadas da Rússia.
A comunidade islâmica da Rússia é administrada pelo Conselho de Muftis sediado em Moscou.
As etnias muçulmanas da Rússia somam cerca de 15 milhões de pessoas. Todavia, segundo sondagens sociológicas, identificam-se como muçulmanos apenas nove milhões de pessoas.
O budismo entrou na Rússia no século XVII a partir das regiões norte da China e tem ampla difusão entre os tuvinos, buriatos e kalmicos. Actualmente, a principal região budista da Rússia é a Buriátia onde, no mosteiro budista de Ivolguin, perto da cidade de Ulan-Ude, se encontra o departamento eclesiástico central dos budistas da Rússia. A comunidade budista da Kalmíkia, república federada da Rússia, tem como seu órgão central a Associação dos Budistas da Kalmíkia, e a República de Tuva, o Departamento de Kambu-Lama de Tuva.
O budismo é uma das mais antigas religiões do mundo e continua a desenvolver-se. Nos últimos anos, comunidades budistas surgiram em Moscovo, São Petersburgo e em várias outras grandes cidades russas. O número de seguidores do budismo na Rússia chega a 550 mil.
A menor confissão religiosa da Rússia, com cerca de 215 mil fieis, é o judaísmo, religião nacional dos judeus. As primeiras referências às comunidades judaicas na Rússia datam do século VIII.
Como os judeus habitam principalmente nas regiões centrais, ocidentais e meridionais da parte europeia da Rússia, podemos dizer que o judaísmo é professado principalmente nestes territórios.
Uma das organizações judaicas influentes, o Congresso das Organizações e Associações Judaicas Religiosas, agrupa mais de 100 organizações judaicas em 70 cidades da Rússia e tem sede em Moscou. Ocupa-se basicamente em realizar seminários de nível regional, formar pessoal para o trabalhos com as comunidades judaicas, divulgar as tradições judaicas, além de actividades educacionais e produção editorial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário